09-04-2020

GNR colabora com o INEM na desinfeção de ambulâncias

A Guarda Nacional Republicana (GNR) encontra-se a colaborar com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) na limpeza e desinfeção de ambulâncias que efetuam transporte de utentes com suspeita de serem portadores do novo coronavírus.

 

Esta parceria pretende aproveitar a capacidade técnica instalada da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR em cenários NRBQ ( Nuclear, Radiológico, Biológico e Químico) na limpeza e desinfeção de agentes biológicos. Estas equipas têm sido chamadas a intervir por diversas ocasiões onde é necessário proceder à descontaminação de lares, centros de saúde e outras instalações similares.

 

O processo de limpeza e desinfeção obedece a regras especificas e garante que, quer a ambulância quer as fardas dos profissionais que possam ter entrado em contacto com uma situação COVID-19, ficam aptas para voltar ao serviço . O procedimento tem uma duração de cerca de 10 minutos, o que permite que os meios de emergência fiquem rapidamente disponíveis para outra ocorrência.

imagem do post do GNR colabora com o INEM na desinfeção de ambulâncias
Voltar