19-03-2020

COVID-19: INEM criou equipas de recolha de amostras

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem no terreno, desde o passado dia 10 de março, seis equipas destacadas para realizar as recolhas de colheitas para análise de suspeitos de infetados com o novo coronavírus. Estas colheitas são efetuadas por dois Enfermeiros no local onde se encontra o utente com suspeita de infeção por COVID-19.

 

Esta medida visa diminuir a necessidade de transporte de utentes aos hospitais. Os utentes que não necessitem de cuidados médicos hospitalares ficam no domicilio em isolamento profilático e são posteriormente contactados pelas Autoridades de Saúde para os informar do resultado da análise recolhida. Assim, para além de diminuir a probabilidade de novos contágios, é retirada pressão às unidades hospitalares.

 

Estas equipas encontram-se situadas nas Delegações Regionais do INEM, no Porto, Coimbra, Lisboa e Faro. São acionadas pela Sala de Situação Nacional do INEM por solicitação da Autoridade de Saúde, após avaliação epidemiológica, e deslocam-se aos locais num veículo de emergência.

imagem do post do COVID-19: INEM criou equipas de recolha de amostras
Voltar