DGS divulgou Plano Nacional de Preparação e Resposta à COVID-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) elaborou e divulgou o Plano Nacional de Preparação e Resposta para a doença pelo novo coronavírus (COVID-19). Trata-se de uma ferramenta estratégica para a pandemia pelo vírus SARS-CoV-2.

 

Este plano prevê, entre outras medidas, que o transporte  de doentes é assegurado, em todas as fases da pandemia, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pelos seus parceiros, como se tem vindo a verificar desde o inicio desta doença.

 

Este plano  deve servir de referência nacional para a resposta à CODIV-19, com vista a minimizar doença grave e mortes por COVID-19 em Portugal e minimizar impactos sociais e económicos adjacentes a esta ameaça em Saúde Pública. Tem ainda como objetivos Reduzir a disseminação da infeção, através da promoção de medidas de saúde pública, individuais ou comunitárias; minimizar o risco de transmissão nosocomial de COVID-19; providenciar tratamento e apoio a elevados números de pessoas, enquanto se mantêm cuidados de saúde essenciais; apoiar a continuidade de cuidados de saúde e outros serviços essenciais; manter a confiança e segurança da população, através de implementação de medidas baseadas na melhor evidência.

 

As medidas enunciadas no Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença pelo novo Coronavírus (COVID-19) carecem do acompanhamento, dado que as mesmas poderão ser atualizadas à medida que forem sendo descobertas novas evidências que o justifiquem.

 

Fases de resposta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: DGS

 

imagem do post do DGS divulgou Plano Nacional de Preparação e Resposta à COVID-19
Voltar