25-02-2020

INEM e CHMT promovem Sessão Clínica para Enfermeiros

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Centro Hospitalar do Médio Tejo, E.P.E. (CHMT) promoveram no passado dia 24 de fevereiro uma Sessão Clínica dirigida a Enfermeiros das Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM.

 

Esta sessão decorreu ao abrigo do Protocolo de Gestão e operação conjunta dos meios SIV, que garantem o socorro pré-hospitalar na sua aérea de influência.

 

A direção de enfermagem do INEM e a direção de enfermagem do CHMT dinamizaram uma sessão clínica no SUB de Torres Novas, dirigida aos Enfermeiros tanto dos SUB como das Ambulâncias SIV. A sessão abordou as seguintes temáticas:

  • CPAP no Pré-Hospitalar, teve como palestrantes as Enfermeiras Anabela Sousa Ana Ramos do CHMT.
  • Ventilação Não Invasiva e Transporte Secundário do Doente Crítico, teve como palestrantes Rui Pereira e Liliana Fidalgo do CHMT.
  • Preservação de Vestígios em emergência médica- Up date, teve como palestrante o Enfermeiro Bruno Rito do INEM.

 

O CHMT integra três unidades hospitalares, localizadas em Abrantes, Tomar e Torres Novas, e abrange uma área de influência que engloba 15 concelhos, servindo uma população de cerca de 266 mil habitantes. Esta área conta com duas Ambulâncias SIV – a SIV de Tomar integrada no Serviço de Urgência Básica (SUB) de Tomar e a Ambulância SIV de Torres Novas, integrada no SUB de Torres Novas.

 

Estas sessões clínicas visam o desenvolvimento contínuo de competências dos Enfermeiros na área do doente crítico, e vão ao encontro das necessidades formativas destes profissionais.

 

Ambulâncias SIV

 

As Ambulâncias SIV têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados, tais como manobras de reanimação. A tripulação é composta por um Enfermeiro e um Técnico de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) e visa a melhoria dos cuidados prestados em ambiente pré-hospitalar à população.

Estas Ambulâncias destinam-se a garantir cuidados de saúde diferenciados, designadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida.
Ao nível dos recursos técnicos tem a carga de uma Ambulância de Suporte Básico de Vida, acrescida de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos. O equipamento das SIV permite a transmissão de eletrocardiograma e sinais vitais.

imagem do post do INEM e CHMT promovem Sessão Clínica para Enfermeiros
Voltar