18-02-2020

2019: INEM promoveu Masstrainings para mais de 16 mil pessoas

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) sensibilizou, em 2019, 16.120 cidadãos para a temática do Suporte Básico de Vida (SBV), em 267 ações de Masstraining realizadas por todo o país.

 

As 267 ações de Masstraining em SBV promovidas pelo INEM tiveram como objetivo sensibilizar cidadãos de todas as idades e possibilitar a aquisição de conhecimentos sobre como atuar caso se deparem com um vítima em Paragem Cardiorrespiratória (PCR).
Cento e noventa e quatro destas ações foram realizadas em estabelecimentos de ensino, tendo como destinatários alunos e restante comunidade escolar. Ao ensinar a população mais nova, o INEM acredita que está a contribuir para mudar comportamentos e atitudes, ajudando a criar uma sociedade mais resiliente em matéria de emergência médica pré-hospitalar.

 

Constitui-se como fundamental a intervenção rápida de quem presencia uma PCR, com base em procedimentos específicos e devidamente enquadrados pela designada Cadeia de Sobrevivência. Esta cadeia interliga os diferentes elos, que se assumem como vitais para o sucesso da reanimação: ligar 112, Reanimar, Desfibrilhar e Estabilizar. Os procedimentos preconizados, quando devidamente executados, permitem diminuir substancialmente os índices de morbilidade e mortalidade associados à PCR e aumentar, de forma significativa, a probabilidade de sobrevivência da vítima.

 

As ações de Masstraining têm a particularidade de permitir a formação em simultâneo de várias centenas de pessoas, uma vez que as ações são coordenadas por um conjunto de formadores especializados em emergência pré-hospitalar. Os participantes são organizados em grupos e distribuídos pelos diversos formadores, sendo utilizado durante o processo de aprendizagem um sistema de multimédia para que todos tenham a oportunidade de visualizar previamente as manobras a executar. Segue-se depois a realização de exercícios práticos das manobras em manequins.

 

No final de uma ação de Masstraining é expectável que os participantes consigam reconhecer uma PCR, alertar os serviços de emergência e iniciar de imediato as manobras de SBV.

imagem do post do 2019: INEM promoveu Masstrainings para mais de 16 mil pessoas
Voltar