06-02-2020

INEM contrata 25 enfermeiros

Realizou-se no dia 3 de fevereiro, na sede do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a cerimónia de celebração de contrato para o preenchimento de 25 vagas da Carreira Especial de Enfermagem. Os Enfermeiros agora contratados irão iniciar um período de formação e posteriormente integrarão as equipas das ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM afetas à Delegação Regional do Norte (DRN) e Delegação Regional do Sul (DRS).

 

Esta contratação culmina o processo iniciado em junho de 2019 e que passou por diversas fases de seleção dos candidatos às 25 vagas disponíveis. Com esta contratação o INEM passará a contar com 193 Enfermeiros no seu quadro de pessoal.

 

Os Enfermeiros agora contratados irão iniciar o Curso para Enfermeiros de Ambulância de SIV com a duração de 152 horas. Nesta formação irão abordar diversos módulos formativos, tais como: Suporte Avançado de Vida, Emergências Médicas, Trauma, Emergências Pediátricas e Obstétricas, Transporte do Doente Critico e Situações de Exceção e, por fim, um estágio.

 

Os Enfermeiros que concluírem esta formação com sucesso integrarão as escalas de trabalho nas ambulâncias SIV do norte e sul do país.

 

As Ambulâncias de SIV destinam-se a garantir cuidados de saúde diferenciados à população. De acordo com a legislação em vigor, estes meios deverão estar integrados nos Serviços de Urgência Básica (SUB) do Serviço Nacional de Saúde (SNS), permitindo uma melhor sinergia e partilha de recursos entre o INEM e estas entidades. São tripuladas por um Técnico de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) e por um Enfermeiro. Estas ambulâncias possuem equipamento especifico, nomeadamente um monitor-desfibrilhador capaz de efetuar a transmissão do eletrocardiograma para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

imagem do post do INEM contrata 25 enfermeiros
Voltar