1.4 Milhões de chamadas de emergência atendidas nos CODU de INEM em 2019
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atendeu no ano de 2019, nos seus Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), um total de 1.414.858 chamadas de emergência, o que significa uma média diária de 3.887 chamadas por dia, 161 chamadas por hora. Significa igualmente um aumento de 21.264 chamadas face a 2018.
O atendimento destas chamadas deu origem à ativação de 1.337.799 meios de emergência, entre os diversos tipos de ambulância (emergência médica, socorro, suporte imediato de vida, transporte inter-hospitalar pediátrico) motas de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) e helicópteros, de acordo com a gravidade atribuída a cada chamada recebida.
Os números apresentados correspondem a pedidos de socorro efetuados via Número Europeu de Emergência – 112 para situações de assistência a vítimas de acidente ou doença súbita, pedidos de triagem por parte dos parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e chamadas recebidas diretamente do Centro de Contacto SNS24. Para cada uma destas situações, os CODU prestaram o aconselhamento necessário e enviou os meios de emergência que sejam mais adequados à situação clínica da vítima para as situações consideradas emergentes.
Da totalidade das 1.414.858 milhões de chamadas recebidas pelo INEM em 2019, cerca de 172.179 (12%) foram consideradas como não emergentes, das quais, 93.760 chamadas foram encaminhadas para o Centro de Contacto SNS24.
As chamadas efetuadas para o Número Europeu de Emergência – 112 são atendidas em primeira linha nos Centros Operacionais 112, geridos pelas Forças de Segurança. O 112 encaminha seguidamente para os CODU do INEM todas as situações que digam respeito a urgências ou emergências médica, competindo a esta central médica do INEM avaliar todos os pedidos de socorro recebidos, com o objetivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada ocorrência.
O funcionamento dos CODU é assegurado, 24 horas por dia, por equipas de profissionais qualificados – médicos, técnicos de emergência pré-hospitalar e psicólogos – com formação específica para efetuar o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de socorro.
A colaboração de todos os cidadãos é fundamental para um correto funcionamento dos CODU. Quando em caso de acidente ou doença súbita liguem 112 devem informar, de forma simples e clara:
- A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
- O número de telefone do qual está a ligar;
- O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
- Número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
- As queixas principais e as alterações que observa;
As perguntas efetuadas pelos profissionais dos CODU são muito importantes para a atuação do INEM, pois visam determinar qual o tipo emergência e o meio de socorro mais adequado para dar resposta à situação em questão. Deste modo, facultar toda a informação que seja solicitada vai permitir uma assistência mais eficaz.
Lembre-se que os meios de emergência médica pré-hospitalares devem ser apenas utilizados em situações de emergência, ou seja, situações onde exista perigo de vida iminente. No caso de não ser necessário enviar uma ambulância ou qualquer outro meio de emergência, as chamadas serão então encaminhadas para a Centro de Contacto SNS 24, que procederá ao aconselhamento adequado à situação.
