04-02-2020

INEM promove Curso de Fisiologia de Voo e Segurança em Heliportos

No passado dia 29 de janeiro, decorreu um Curso de Fisiologia de Voo e Segurança em Heliportos no Heliporto Municipal de Loulé, base do Helicóptero de Emergência Médica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), no Algarve.

 

Ao todo estiveram presentes na formação 15 formandos oriundos de várias Unidades Hospitalares de Lisboa, Faro, Portimão, Beja e Setúbal.

 

A formação, com uma carga horária de 10 horas, teve como principal objetivo a incorporação de profissionais nas equipas das bases do Serviço de Helicópteros de Emergência Médica do INEM.

 

Os Helicópteros de Emergência Médica são utilizados no transporte de doentes graves entre unidades de saúde ou entre o local da ocorrência e a unidade de saúde. Estão equipados com material de Suporte Avançado de Vida e funcionam 24 sobre 24 horas, 365 dias por ano.

 

A suas missões são divididas em:

  • Missões Primárias – O helicóptero coloca uma equipa médica e equipamento no local da ocorrência. Em regra, os doentes são helitransportadas, no entanto podem ser transportadas em Ambulância para o hospital, acompanhados ou não pela equipa do helicóptero.
  • Missões Secundárias – O helicóptero transporta doentes críticos entre unidades de saúde
  • Outras Missões – Transporte de órgãos

 

A tripulação dos helicópteros é constituída pela equipa de pilotos (o comandante e um piloto) e pela equipa médica (um médico e um enfermeiro). Os médicos e os enfermeiros que prestam serviço nos Helicópteros do INEM têm formação específica, compreendendo um Curso de Fisiologia de Voo e Segurança em Heliportos e um curso de Viatura Médica de Emergência e Reanimação. Têm também experiência em Emergência Pré-hospitalar, em Cuidados Intensivos e/ou Serviço de Urgência.

imagem do post do INEM promove Curso de Fisiologia de Voo e Segurança em Heliportos
Voltar