Chamadas fraudulentas realizadas em nome do INEM
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu, nos últimos dias, denúncias de cidadãos referindo que foram contactados telefonicamente pelo INEM para efeitos de inquérito de satisfação, com recurso a um número de telefone anónimo.
O INEM informa que estas chamadas telefónicas são falsas e constituem fraude porque não são realizadas pelo Instituto.
De acordo com a informação transmitida ao INEM, no decorrer das referidas chamadas, com duração aproximada de 15 a 20 minutos, são colocadas várias perguntas do foro pessoal e privado.
O INEM realiza com regularidade inquéritos de satisfação aos utentes que recorrem aos seus serviços. Estes questionários telefónicos têm duração aproximada de dois minutos e as chamadas não são anónimas, sendo utilizado para o efeito o n.º 218 *** ***.
Os inquéritos de satisfação realizados pelo INEM são sempre efetuados na sequência de um pedido de socorro feito através do Número Europeu de Emergência – 112, sendo solicitada apenas a seguinte informação:
- Género / Idade / Distrito / Profissão / Habilitações Literárias do inquirido, não sendo solicitados quaisquer outros dados pessoais;
- Identificação das categorias profissionais dos operacionais do INEM envolvidos;
- Grau de satisfação sobre o atendimento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU);
- Grau de satisfação sobre a adequação dos meios de emergência acionados;
- Grau de satisfação sobre a atuação dos operacionais/tripulações envolvidos;
- Grau de satisfação sobre as condições de transporte e seleção do hospital de destino;
- Grau de satisfação global sobre o serviço prestado;
- Possibilidade de recomendar e/ou recorrer novamente aos serviços do INEM.
Caso tenha conhecimento de alguma situação de fraude telefónica realizada em nome do INEM, o Instituto solicita que denuncie imediatamente a situação às Autoridades.
