30-01-2020

Chamadas fraudulentas realizadas em nome do INEM

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu, nos últimos dias, denúncias de cidadãos referindo que foram contactados telefonicamente pelo INEM para efeitos de inquérito de satisfação, com recurso a um número de telefone anónimo.

 

O INEM informa que estas chamadas telefónicas são falsas e constituem fraude porque não são realizadas pelo Instituto.

 

De acordo com a informação transmitida ao INEM, no decorrer das referidas chamadas, com duração aproximada de 15 a 20 minutos, são colocadas várias perguntas do foro pessoal e privado.

 

O INEM realiza com regularidade inquéritos de satisfação aos utentes que recorrem aos seus serviços. Estes questionários telefónicos têm duração aproximada de dois minutos e as chamadas não são anónimas, sendo utilizado para o efeito o n.º 218 *** ***.

 

Os inquéritos de satisfação realizados pelo INEM são sempre efetuados na sequência de um pedido de socorro feito através do Número Europeu de Emergência – 112, sendo solicitada apenas a seguinte informação:

  • Género / Idade / Distrito / Profissão / Habilitações Literárias do inquirido, não sendo solicitados quaisquer outros dados pessoais;
  • Identificação das categorias profissionais dos operacionais do INEM envolvidos;
  • Grau de satisfação sobre o atendimento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU);
  • Grau de satisfação sobre a adequação dos meios de emergência acionados;
  • Grau de satisfação sobre a atuação dos operacionais/tripulações envolvidos;
  • Grau de satisfação sobre as condições de transporte e seleção do hospital de destino;
  • Grau de satisfação global sobre o serviço prestado;
  • Possibilidade de recomendar e/ou recorrer novamente aos serviços do INEM.

 

Caso tenha conhecimento de alguma situação de fraude telefónica realizada em nome do INEM, o Instituto solicita que denuncie imediatamente a situação às Autoridades.

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