INEM integra Dispositivo Especial da ANEPC na Serra da Estrela
Na sequência da elaboração do Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) integra, desde o passado dia 14 de dezembro, o dispositivo afeto a este plano com uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV).
Este plano operacional visa responder à procura sazonal de que é objeto a Serra da Estrela por parte de um elevado número de visitantes e que se poderá traduzir na ocorrência de acidentes, sobretudo relacionados com atividades desportivas, de lazer e rodoviárias.
Este plano integra diversos Agentes de Proteção Civil, tais como, Corpos de Bombeiros Voluntários, Força Especial de Proteção Civil e Guarda Nacional Republicana.
O INEM assegura aos fim-de-semana e feriados, dias de maior afluência de visitantes, uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), tripulada por um Enfermeiro (a) e um (a) Técnico(a) de Emergência Pré-hospitalar (TEPH). O veiculo que integra este dispositivo é uma ambulância todo-o-terreno que fica estacionada na zona da Torre.
Recorde-se que este é um meio complementar aos meios do INEM existentes na zona da Serra da Estrela. O INEM tem em permanência uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) na cidade da Covilhã e uma ambulância SIV na cidade de Seia, sendo que estes meios poderão ser chamados a intervir a qualquer momento reforçando o dispositivo de proteção civil presente no local.
