Formação em Emergência Médica
Compete ao Departamento de Formação em Emergência Médica (DFEM) do INEM, conforme legislação em vigor, assegurar a formação dos elementos do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), nas suas componentes técnicas de emergência e de socorro e definir as estratégias de formação. O processo formativo encontra-se certificado desde 2010 pela norma ISO 9001:2015, garantindo desta forma que todo o processo de formação é desenvolvido de forma a cumprir com os normativos de qualidade.
Estando inserida na missão do INEM e legalmente enquadrada, a formação em Emergência Médica assume um papel importante na atividade do Instituto.
O DFEM dispõe de 4 pólos formativos, em Faro, Lisboa, Coimbra e Porto, onde ministra formação aos trabalhadores do Instituto, a médicos e enfermeiros das VMER, entidades parceiras do SIEM e outras entidades que colaboram com o INEM na sua atividade diária. O know-how dos nossos profissionais é uma garantia que a formação prestada é sempre uma mais-valia para quem a frequenta!
Caraterizar a atividade formativa do Instituto é proporcionar uma panorâmica sobre a sua diversidade, demonstrando a qualidade associada ao processo de criação e desenvolvimento de produtos/módulos formativos.
É através da utilização diária dos nossos meios e serviços (Ambulâncias, Viatura Médica de Emergência e Reanimação – VMER, Centros de Orientação de Doentes Urgentes – CODU, Helicópteros e Motociclos de Emergência) que antecipamos as necessidades formativas que posteriormente e de forma rigorosa, são materializadas em planos de formação anuais.
A componente prática significativa (refletida na metodologia utilizada) assume-se como a grande mais-valia da nossa formação (promoção do saber-fazer).
Manuais de Formação
Os Manuais da Formação são atempadamente disponibilizados aos formandos que participam em ações de formação, quer se tratem de formações realizadas pelo INEM, quer por entidades por si acreditadas.
Para além de poderem ser consultados os manuais de formação em Suporte Básico de Vida, Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa, Tripulante de Ambulância de Transporte e Tripulante de Ambulância de Socorro, estão ainda disponíveis filmes pedagógicos de técnicas de trauma sendo aconselhável fazê-lo aquando da leitura do Manual de Técnicas de Extração e Imobilização de Vítimas de Trauma.
Importa ainda referir que o estudo destes manuais não confere automaticamente nenhuma certificação nem dispensa a frequência nas respetivas formações.
Para mais informações aceda aqui.
