17-01-2020

INEM promove Ação de Sensibilização na Escola EB de Castelo de Neiva, Viana do Castelo

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), através do seu Centro de Formação da Delegação Regional do Norte, desenvolveu uma Ação de Sensibilização, dirigida a cerca de 100 estudantes do 9º ano de escolaridade, da Escola EB de Castelo de Neiva, Viana do Castelo.

 

Esta Ação de Sensibilização teve como finalidade sensibilizar sobre o que deve ser feito em caso de emergência médica e como realizar corretamente manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) em vítimas de paragem cardiorrespiratória (PCR).

 

A PCR é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte em todo o mundo. O SBV aumenta substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca e consiste essencialmente em duas ações: compressões torácicas e ventilações.

 

Os estudantes que estiveram presentes nesta Ação apreenderam desta forma noções importantes sobre o alerta para os serviços de emergência médica, ativando precocemente o Sistema Integrado de Emergência Médica através do Número Europeu de Emergência – 112, aplicando o mais cedo possível manobras de SBV.

 

Este dois passos constituem 2 dos 4 elos fundamentais da Cadeia de Sobrevivência. Quanto mais pessoas souberem o que fazer em caso de emergência médica e mais concretamente em caso de PCR, mais segura se torna a sociedade.

 

O INEM tem um programa de Ações de Sensibilização que envolve a realização de visitas à Instituição ou a deslocação de formadores do instituto às escolas, visando fomentar a adequada utilização dos serviços de emergência médica pré-hospitalar.

 

Para mais informação sobre as Ações de Sensibilização e Visitas ao INEM aceda aqui.

imagem do post do INEM promove Ação de Sensibilização na Escola EB de Castelo de Neiva, Viana do Castelo
Voltar