16-01-2020

Sabe como funciona o CIAV do INEM?

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) operacionaliza, desde 1982, o Centro de Informação Antivenenos (CIAV). O CIAV é um centro médico de consulta telefónica na área da toxicologia, responsável pela prestação, em tempo útil, das informações necessárias e adequadas a profissionais de saúde ou ao público em geral, visando uma abordagem correta e eficaz a vítimas de intoxicação.

 

O CIAV presta informações toxicológicas sobre todos os produtos existentes, desde medicamentos a produtos de utilização doméstica ou industrial, produtos naturais, plantas ou animais. Para que o CIAV possa dar resposta de uma forma eficaz e em tempo útil a situações de exposição ou intoxicação com os mais variados produtos, é fundamental dispor de toda a informação necessária e imprescindível ao estudo e avaliação toxicológica dos produtos em causa

 

Com este objetivo existe um quadro legislativo que determina a obrigatoriedade de comunicar ao CIAV as informações necessárias a uma resposta cabal na área da saúde. Assim, as empresas devem enviar ao CIAV, informações referentes a cada produto, tais como, o nome comercial, utilidade e aplicação do produto e a composição qualitativa e quantitativa do produto a comercializar, entre outros. O CIAV está legalmente obrigado a manter a confidencialidade das informações recebidas as quais são apenas acessíveis aos médicos do serviço e exclusivamente para fins médicos, nomeadamente em situações de urgência.

 

Único no País, com uma cobertura nacional, o CIAV funciona ao longo das 24 horas do dia, 7 dias por semana, sendo o serviço assegurado por pessoal médico especializado, disponível através de uma linha telefónica exclusiva – 800 250 250 (chamada gratuita).

 

Em caso de Intoxicação, mantenha a calma. Não se precipite, mas não perca tempo!

Contacte o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) – 800 250 250 ou ligue 112!

imagem do post do Sabe como funciona o CIAV do INEM?
Voltar