INEM renova e completa equipa de Comissão de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos
Em 2014, o INEM criou a primeira Comissão de Controlo de Infeções e Resistência aos Antimicrobianos (CCIRA), que produziu um Manual de Controlo de Infeção e desenvolveu diversas atividades, tendo como atual Responsável da CCIRA a Médica de Saúde Pública, Manuela Lucas. Atualmente, a equipa que constitui a CCIRA foi renovada, tendo o INEM adicionados alguns elementos, por forma a completar a referida Comissão que irá agora trabalhar com o objetivo de diminuir os riscos de infeção associada aos cuidados de saúde para os doentes e para os profissionais.
Em Portugal, o plano nacional de saúde 2004-2010 definiu orientações estratégicas sobre prevenção e controlo das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS). Em 2007, um Despacho do Ministro da Saúde determinou a criação de Comissões de Controlo de Infeção (CCI) nas unidades prestadoras de cuidados de saúde. A coordenação nacional do Programa Nacional de Controlo de Infeção (PNCI) ficou à responsabilidade da DGS.
Posteriormente, em 2013, considerando, entre outros, que Portugal é um dos países da União Europeia com maior taxa de IACS (9,8% dos doentes hospitalares), foi emitido pelo Secretário de Estado Adjunto da Saúde um novo Despacho que reputa de urgente a priorização do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos.
O INEM tem estado alinhado com a estratégia nacional e a sua CCIRA tem vindo a desenvolver várias atividades nesta área:
- Efetuação de diagnóstico base para estratégia multimodal
- Elaboração de plano de ação
- Elaboração de pareceres técnicos
- Revisão de Manual de Controlo de Infeção e Resistência aos antimicrobianos
- Parecer sobre Plano de higienização dos meios
- Acompanhamento de profissionais que efetuaram transporte de doenças transmissíveis
- Emissão de comunicados sobre doenças transmissíveis
- Articulação com a DGS
- Apresentação do programa do INEM em Jornadas nacionais e internacionais
- Elaboração de conteúdos de formação
- Elaboração de flashes informativos
- Formação a profissionais de saúde sobre IACS e PBCI.
O controlo de infeção é um assunto que deve envolver a sociedade como um todo e, em particular, os profissionais de saúde que, em 1º lugar, devem ter sempre presente que qualquer doente é potencialmente contagioso e tomarem as precauções básicas de controlo de infeção:
- Colocação de Doentes
- Higiene das Mãos
- Etiqueta respiratória
- Utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
- Descontaminação de Materiais e Equipamentos Clínicos
- Controlo Ambiental
- Manuseamento Seguro da Roupa
- Recolha Segura de Resíduos
- Práticas Seguras na Preparação e Administração de Injetáveis
- Exposição a Agentes Antimicrobianos no Local de Trabalho
