03-01-2020

Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira certificado pelo INEM como Entidade Formadora

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira ( SRPC, IP-RAM) encontra-se certificado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) como entidade formadora em diversos produtos pedagógicos na área da emergência médica pré-hospitalar, o que significa que a formação ministrada por esta entidade obedece aos critérios pedagógicos exigidos pelo INEM.

 

O SRPC, IP-RAM viu concluído, no final do mês passado, o processo para a certificação desta entidade enquanto formadora dos cursos de Tripulantes de Ambulância de Socorro (TAS), Tripulantes de Ambulâncias de Transporte (TAT), Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE).

 

A conclusão deste processo de certificação significa que a formação ministrada pelo SRPC, IP-RAM, é realizada em moldes semelhantes àqueles que são ministrados no Continente e na Região Autónoma dos Açores, garantindo uma homogeneização da formação e, consequentemente, dos cuidados de emergência pré-hospitalares prestados aos cidadãos.

 

A Lei Orgânica do INEM, I.P., estabelece que são atribuições do Instituto, definir, planear, coordenar e certificar a formação em emergência médica dos elementos do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), incluindo dos estabelecimentos, instituições e serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Compete ao Departamento de Formação em Emergência Médica (DFEM) acreditar entidades externas para a realização de ações de formação em emergência médica.

 

Pretende-se que os Objetivos do Sistema de Acreditação sejam: Acreditar as entidades que pretendam ser reconhecidas como formadoras na área da emergência médica; Avaliar a qualidade da formação em emergência médica ministrada pelas entidades acreditadas, através da realização de auditorias ou de outros mecanismos de controlo previstos.

imagem do post do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira certificado pelo INEM como Entidade Formadora
Voltar