12-12-2019

INEM forma profissionais para integrar as equipas do PT EMT

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou no passado mês de novembro um formação para operacionalizar a estrutura do módulo de emergência médica PT EMT. Esta formação decorreu nas instalações do INEM no Algarve e integrou profissionais do INEM e de outras Entidades parceiras.

 

Participaram nesta ação uma panóplia de formandos das mais diversas classes profissionais que integram o INEM [Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH), Psicólogos, profissionais dos serviços de Logística, entre outros]. Foi ainda possível contar neste curso com a importante presença de profissionais oriundos de estruturas externas ao INEM, tais como: o Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Força Especial de Proteção Civil e a Guarda Nacional Republicana (GNR).

 

Esta ação, organizada pelo Departamento de Emergência Médica (DEM) tem como objetivo adquirir competências e conheçer os procedimentos inerentes à operacionalização do PT EMT em cenários de catástrofes ou outro tipo de emergências complexas. Após esta ação, o INEM vê reforçado o número de operacionais disponíveis a integrar as equipas do PT EMT.

 

Recordamos que esta estrutura, certificada pelo Organização Mundial de Saúde (OMS) como Emergency Medical Team Tipo 1 Fixo (EMT T1 Fixo) e está integrada no Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Tem como objetivo prestar cuidados de saúde às populações afetadas por emergências complexas ou catástrofes, em apoio ao sistema de saúde local. Esta estrutura do INEM já esteve envolvida durante um mês na assistência às vitimas do Ciclone Idai em Moçambique em abril de 2019.

imagem do post do INEM forma profissionais para integrar as equipas do PT EMT
Voltar