28-11-2019

INEM participa em simulacro no Aeroporto de Faro

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) participou num exercício, à escala real, realizado no Aeroporto de Faro no passado dia 26 de novembro. Este exercício pretendeu testar a resposta de todos os organismos em caso de um incidente com uma aeronave naquela estrutura aeroportuária.

 

O cenário montado simulou uma explosão num avião parqueado na placa do aeroporto na sequência de um ataque terrorista. Esta explosão originou 70 vitimas e coube os profissionais do INEM a coordenação, a triagem e estabilização e encaminhamento das vitimas para as Unidades Hospitalares de referência.

 

Trinta e cinco operacionais do INEM operacionalizaram quatro Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), uma Ambulância de Emergência Médica (AEM), uma Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE), uma Viatura de Intervenção em Catástrofe (VIC) e um Posto Médico Avançado.

 

O simulacro envolveu diversas entidades tais como a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Policia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), diversos Corpos de Bombeiros do distrito de Faro, Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve e as equipas de segurança e socorro do Aeroporto de Faro.

 

Este simulacros são momentos fundamentais para testar a resposta dos profissionais do INEM e restantes entidades em situações de exceção. Permitem otimizar e corrigir procedimentos bem como a interligação entre as diversas entidades envolvidas na resolução destes incidentes complexos.

imagem do post do INEM participa em simulacro no Aeroporto de Faro
Voltar