28-11-2019

INEM assina 75 protocolos para renovação de ambulâncias PEM

O INEM assinou, no passado dia 22 de novembro, no quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, em Torres Novas, 75 protocolos para renovação de ambulâncias de Postos de Emergência Médica (PEM) afetas aos Corpos de Bombeiros. Esta cerimónia contou com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, que, com a sua participação quis sublinhar a importância do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) no panorama da prestação dos cuidados de saúde em Portugal.

 

A sessão contou ainda com a presença do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares. No discurso proferido, o Presidente da LBP enalteceu a relação que esta estrutura representativa dos Bombeiros Portugueses tem com o Instituto, referindo-se que é graças a uma relação estreita e de verdadeira cooperação que permitiu ao parceiros do SIEM renovar a sua frota de ambulâncias PEM.

 

O Presidente do Conselho Diretivo do INEM, Luis Meira, realçou igualmente a cooperação existente entre o INEM e a LBP, cooperação esta que tem permitido alcançar objetivos proveitosos para o Instituto, para os parceiros do SIEM e, sobretudo, na prestação de melhores cuidados de emergência pré-hospitalar aos cidadãos.

 

O plano do INEM para a renovação das ambulâncias PEM teve início em 2017 com a aquisição de 41 novas viaturas por parte dos parceiros do SIEM (Bombeiros e CVP). Em 2018 foram renovadas mais 75 ambulâncias, prevendo-se que este plano continue até 2021, altura em que a frota de ambulâncias afetas aos PEM se encontrará totalmente renovada. Trata-se, assim, de uma importante iniciativa do INEM que transfere, mediante a assinatura do protocolo, a verba necessária para as entidades parceiras do SIEM adquirirem diretamente a ambulância.

 

O INEM disponibilizará uma verba de 50 mil euros para a aquisição de cada viatura e do seu equipamento, manutenção e seguro. A partir do primeiro ano de atividade destas novas ambulâncias, o Instituto irá igualmente subsidiar as despesas com manutenção, reparações e seguro.

 

As vantagens desta metodologia, negociada com a Liga dos Bombeiros Portugueses e com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, são:
• aquisição mais rápida de ambulâncias, garantindo-se a renovação mais célere da frota;
• racionalização de custos, dado que as entidades parceiras do INEM no SIEM podem adquirir ambulâncias por um custo menor porque podem aceder a condições negociais mais favoráveis pois conseguirão desenvolver o processo de aquisição mais rapidamente;
• reforço da cooperação com os parceiros do SIEM;

imagem do post do INEM assina 75 protocolos para renovação de ambulâncias PEM
Voltar