INEM promove curso para Médico Regulador para os CODU
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), através do seu Centro de Formação da Delegação Regional do Sul, polo de Faro, terminou no passado dia 16 de novembro o Módulo II – Coordenação Médica do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), para a função de Médico Regulador.
O INEM é o organismo responsável por coordenar as atividades de emergência médica a executar pelas diversas entidades intervenientes no Sistema Integrado de Emerência Médica, motivo pelo qual foi promovido um curso que pretende garantir a aquisição das competências técnicas específicas pelos médicos que pretendam vir a exercer a função de Médico Regulador de CODU.
O Curso para Médico de CODU consta de 3 módulos:
- Módulo I – Suporte Avançado de Vida (SAV)
- Módulo II – Coordenação Médica do CODU
- Módulo III – Centro de Informação Anti Venenos (CIAV)
O papel do Médico Regulador dentro de um CODU reveste-se da maior importância no seguinte:
- Apoio à triagem;
- Acompanhamento dos meios;
- Definição de referenciação para a Unidade de Saúde mais adequada;
- Transporte secundário e Pedido de Apoio Diferenciado;
- Receção dos ECG recebidos no CODU e o seu encaminhamento para as Unidades de Hemodinâmica, os quando adequado, o contacto com o Cardiologista de serviço;
- Coordenação das situações das Vias Verdes, AVC e Coronária e respetivo registo na aplicação própria no CODU;
- Preenchimento da ficha do Helicóptero em todas as situações de Helitransporte;
- Validação dos protocolos existentes entre as tripulações do Serviço de Ambulâncias de Emergência e o CODU;
- Articulação entre os cuidados de saúde pré-hospitalares e hospitalares.
A resposta da Emergência Médica Pré-Hospitalar deve ser rápida e eficaz, sendo não só um imperativo do sistema de emergência, mas também um indicador da qualidade de vida que o país proporciona aos cidadãos.
Para a rapidez e eficácia dessa resposta, é fundamental a existência de técnicos devidamente qualificados, não apenas para as intervenções no terreno mas também para que, a nível dos CODU, a receção e triagem das chamadas de emergência médica realizadas através do Número Europeu de Emergência – 112, seja feita de forma adequada e possibilite a seleção e o rápido acionamento dos meios de Emergência Médica Pré-Hospitalar apropriados.
