18-11-2019

Gestos que salvam! – sabe o que é a Cadeia de Sobrevivência?

A “Cadeia de Sobrevivência” é composta por quatro elos que traduzem o conjunto de procedimentos vitais para recuperar uma vítima de paragem cardiorrespiratória (PCR).

 

Os quatro elos da cadeia de sobrevivência são:

 

Acesso precoce ao Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) – 112

O rápido acesso ao SIEM assegura o início da Cadeia de Sobrevivência. Cada minuto sem se chamar o socorro reduz a possibilidade de sobrevivência da vítima. Por isso, é fundamental ligar 112 e colaborar com o operador.

 

Início precoce de Suporte Básico de Vida (SBV)

Para aumentar a probabilidade de sobrevivência de uma vítima de paragem cardiorrespiratória é fundamental iniciar de imediato manobras de SBV.

 

Desfibrilhação Precoce

A maioria das PCR no adulto ocorrem devido a perturbações do ritmo cardíaco. O único tratamento eficaz é a desfibrilhação, que quando aplicada precocemente alcança uma alta taxa de sucesso.

 

Suporte Avançado de Vida (SAV) precoce

O Suporte Avançado de Vida permite, através de cuidados médicos avançados, conseguir uma ventilação e uma circulação mais adequadas. Idealmente, o SAV deverá ser iniciado ainda na fase pré-hospitalar e continuado no hospital.

 

Cada um dos elos da cadeia de sobrevivência é vital e todos têm a mesma importância. De nada serve ter o melhor SAV se quem presencia a PCR não souber ligar 112!

imagem do post do Gestos que salvam! – sabe o que é a Cadeia de Sobrevivência?
Voltar