14-11-2019

INEM promove Curso de Viatura Médica de Emergência e Reanimação para Médicos

Decorreu no passado mês, no Centro de Formação da Delegação Regional do Norte (DRN) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), mais um curso de Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) para Médicos.

 

Esta foi a sexta formação do Curso VMER a ser realizada pela DRN do INEM no corrente ano e foi dirigida a um grupo de 20 médicos(as).  Este foi também o segundo curso de 2019 a ser realizado pelo Centro de Formação da DRN e que teve como objetivo a venda ao exterior.

 

O Curso VMER Médicos é composto por um total de 74 horas de formação e permite a consolidação de conhecimentos, assim como a aquisição de competências na área da Emergência Médica Pré-hospitalar, por forma a que o(a) médico(a) seja considerado(a) apto(a) a executar corretamente a sua função na VMER.

 

Para a aquisição da competência deste curso, é necessário que os(as) formandos(as) obtenham aprovação nos seguintes módulos:

  • Módulo Suporte Avançado de Vida;
  • Módulo Emergências Médicas;
  • Módulo de Trauma;
  • Módulo de Emergências Pediátricas e Obstétricas;
  • Módulo de Transporte de Doente Crítico e Situações de Exceção.

 

As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. A sua equipa é constituída por um Médico e um Enfermeiro e dispõe de equipamento de Suporte Avançado de Vida. Atuam na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e têm base hospitalar.

 

O seu principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência médica.

imagem do post do INEM promove Curso de Viatura Médica de Emergência e Reanimação para Médicos
Voltar