06-11-2019

INEM participa em exercício conjunto com Força Aérea e ANEPC

No dia 15 de outubro decorreu o exercício “Morsa19 – SATER”. Este exercício, planeado pela Força Aérea Portuguesa (FAP), em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), teve por objetivo treinar procedimentos no âmbito da busca e salvamento, em terra, no quadro de competências da FAP.

 

O cenário desenvolveu-se no centro do país, em Aguiar da Beira e Fornos de Algodres, tendo por base dois incidentes com aeronaves do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), cuja localização e resgate foram efetuados pelos meios aéreos da FAP. A Unidade de Planeamento de Eventos, Protocolo de Estado e Gestão de Crises (UPPEC) do INEM assegurou o quadro de competências do INEM nestas ocorrências na modalidade de Command Post Exercise (CPX), sendo que no resto do exercício existiu mesmo ativação de meios da FAP.

 

Estes exercícios permitem ao INEM manter e aprofundar as sinergias que tem junto de outras entidades militares e civis garantindo um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) eficaz e robusto.

imagem do post do INEM participa em exercício conjunto com Força Aérea e ANEPC
Voltar