23-10-2019

INEM marca presença no Canal S+

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) marcou presença no programa Pura Vida do Canal S+. Os profissionais do INEM foram falar da importância de saber fazer manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) e contar algumas histórias que vivenciaram enquanto profissionais de emergência pré-hospitalar.

 

Para além da explicação sobre a importância das manobras de SBV, os profissionais demonstraram, recorrendo às respetivas experiências, que realizar manobras de SBV é um ato simples, de cidadania e que ajuda a salvar vidas.

 

Após uma Paragem Cardiorrespiratória (PCR), a vítima perde 10% de hipóteses de sobrevivência a cada minuto que passa, ou seja, ao fim de cinco minutos sem assistência a vítima tem 50% de probabilidade em sobreviver. Torna-se por isso fundamental que quem presencia estes episódios saiba agir de forma pronta e eficaz.

 

Álvaro Monteiro, Técnico de Logística do INEM, contou a história que viveu no passado dia 28 de março, quando, na sua hora de almoço, se deslocou a uma superfície comercial próxima do seu local de trabalho. Enquanto se encontrava na fila para o Multibanco, um homem que ali se encontrava cai inesperadamente inanimado no chão.

 

Álvaro Monteiro não hesitou em aplicar os seus conhecimentos e aptidões e ativou a Cadeia de Sobrevivência, tendo imediatamente contactado o Número Europeu de Emergência – 112. Simultaneamente iniciou manobras de Suporte Básico de Vida (SBV), começando por fazer 30 compressões torácicas seguidas de duas insuflações, uma vez que o doente não respirava.

 

O profissional do INEM manteve estas manobras até que a Ambulância e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM, entretanto ativadas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), chegaram ao local. Graças à pronta aplicação do conceito da Cadeia de Sobrevivência, aquela vitima de PCR acabaria por sobreviver sem sequelas.

 

A importância de saber fazer manobras de SBV logo após o inicio da PCR é fundamental para que as vitimas possam recuperar.

 

Assista a estes episódios do programa Pura Vida nestas ligações:

Pura Vida – T05 E005_01
Pura Vida – T05 E005_02

imagem do post do INEM marca presença no Canal S+
Voltar