17-10-2019

INEM integra equipa de análise do PPI para o Município de Ourém

Foi no passado dia 17 de setembro que foi homologada a revisão do Plano Prévio da Intervenção (PPI), para Ativação dos meios de Socorro, no concelho de Ourém. Este plano foi analisado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pelos demais Agentes de Proteção Civil, levando à sua aprovação por parte do Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), bem como do Presidente da Câmara Municipal de Ourém.

 

A finalidade deste PPI é definir e operacionalizar a ativação imediata dos meios de socorro dos Corpos de Bombeiros Voluntários existentes no concelho de Ourém, especificamente nas tipologias: acidentes rodoviários, emergência pré-hospitalar, incêndios urbanos/industriais e rurais.

 

Estas alterações surgem na importância em que o acionamento deva ser efetuado pela proximidade da corporação de bombeiros ao local da ocorrência. Ou seja, ao ligar 112, se estiver na Cavadinha, freguesia de Urqueira, já não será socorrido pelos Bombeiros de Ourém – Secção de Espite (a cerca de 15 quilómetros), mas pelos Bombeiros de Caxarias (a cerca de dois quilómetros). Se estiver no Bairro, Nossa Senhora das Misericórdias, ou nas Fontainhas, Atouguia, a partir de agora será socorrido pelos Bombeiros de Fátima.

 

O presente PPI visa definir a atuação dos Corpos de Bombeiros existentes no concelho de Ourém, no âmbito do sistema de proteção e socorro, segundo critérios de proximidade e disponibilidade imediata ao sinistro, tendo em conta as missões que lhe são incumbidas, de acordo com o artigo 3º do Decreto-Lei nº 24/2007, de 27 de junho, alterado e republicado pelo Decreto-lei nº 248/2012, de 21 de novembro.

 

No que diz respeito aos incêndios rurais, prevalece o Plano de Operações Distrital, referente ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), elaborado anualmente pela ANEPC, Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, especificamente nos Níveis de Empenhamento Operacional: Reforçado – Nível II, Reforçado – Nível III e Reforçado – Nível IV. Por outro lado, no que diz respeito à Autoestrada A1 e A13 imperam os PPI concebidos pela ANEPC.

 

No âmbito do referido PPI, o INEM recebeu na passada semana, no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) da Delegação Regional do Sul – Lisboa, a visita de representantes da Câmara Municipal de Ourém.

imagem do post do INEM integra equipa de análise do PPI para o Município de Ourém
Voltar