INEM participa no Seminário “O Apoio Especializado da APAV a Vítimas Vulneráveis”
A Psicóloga Sónia Cunha, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), participa no Seminário “O Apoio Especializado da APAV a Vítimas Vulneráveis”, que decorreu em São Mamede de Infesta, Matosinhos. Este seminário realizou-se no dia 15 de outubro e foi promovido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).
Este seminário, realizado no Auditório POISE, pretendeu ser um espaço de reflexão no âmbito de atuação daquelas que são as três sub-redes especializadas da APAV: Rede CARE – apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual; RAFAVHT – Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio e Terrorismo e Rede de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação.
Durante a manhã, o primeiro painel – “Crianças e jovens vítimas de violência sexual” – contou com apresentações de Carla Ferreira (APAV / Rede CARE – apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual), Ricardo Estrela (APAV – Unidade de Cibercrime / Linha Internet Segura) e Joana Trigó (Câmara Municipal do Porto).
Ainda no período da manhã, o segundo painel, “Apoio a vítimas migrantes e de discriminação”, contou com intervenções de Joana Menezes (APAV / UAVMD – Unidade de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação), Gillian Herculano (Embaixada Britânica em Lisboa) e Juliana Wahlgren (ENAR – European Network Against Racism) e moderação de Péricles Pina (Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial).
Durante a tarde, o terceiro e último painel contou com intervenções de Bruno Brito (APAV / RAFAVHT – Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio e Vítimas de Terrorismo), Frederico Cortez (Polícia Judiciária) e Sónia Cunha, Psicóloga Responsável do Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM, onde abordou a temática: “Apoio a familiares e amigos de vítimas de homicídio – da intervenção em crise à referenciação para a APAV”.
O CAPIC foi criado pelo INEM em 2004, com o intuito de atender às necessidades psicossociais da população e dos profissionais. É formado por uma equipa de psicólogos clínicos com formação específica em intervenção em crise psicológica, emergências psicológicas e intervenção psicossocial em catástrofe.
Este serviço garante o posto no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), em regime 24/24H, numa escala Nacional, e a operacionalização das Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE).
