INEM marca presença no 5º Congresso Nacional de Urgência
Profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) marcaram presença no 5º Congresso Nacional de Urgência que teve lugar em Portimão.
Decorreu entre os dias 11 e 13 de outubro, em Portimão, o 5º Congresso Nacional de Urgência, promovido pelo Núcleo de Estudos de Urgência e do Doente Agudo (NEUrgMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).
O Teatro Municipal de Portimão acolheu este espaço de formação e discussão sobre a Urgência, nas suas mais variadas vertentes, desde o pré-hospitalar até à abordagem do doente crítico. O desafio nesta 5ª edição foi precisamente “(Re)Pensar a Urgência nos 40 anos do Sistema Nacional de Saúde”. Conferências, mesas-redondas e encontros com especialistas lançaram o mote para a discussão.
O INEM marcou presença, enquanto convidado para moderação de mesas e palestras, através do Médico Carlos Raposo, Responsável Operacional da Delegação Regional do Sul – Algarve, e dos Enfermeiros Vasco Monteiro, do Gabinete de Coordenação do Sistema Integrado de Emergência Médica, e Rui Campos, Enfermeiro-diretor do Instituto.
O Médico Carlos Raposo moderou uma mesa subordinada ao tema “A urgência da catástrofe”, tendo o Enfermeiro Vasco Monteiro realizado uma palestra sobre “A visão do pré-hospitalar”.
O Enfermeiro Rui Campos integrou a mesa sobre “A Resposta Extra-Hospitalar tornou-se um maior desafio para a Enfermagem?” com o tema “A perspetiva da gestão do INEM”.
