INEM organizou Ciclo de Conferências dedicadas às Carreiras TEPH, Especial de Enfermagem e Carreira Médica – Especialidade de Urgência e Emergência
O INEM realizou, nos passados dias 27 e 28 de setembro, um Ciclo de Conferências dedicadas às carreiras de Técnico de Emergência Pré-hospitalar (TEPH), de Enfermagem e à criação da Especialidade Médica de Medicina de Urgência e Emergência.
A manhã de dia 27, numa Conferência moderada pelo Presidente do Conselho Diretivo, esteve dedicada à Carreira Especial de TEPH, na qual abordaram os métodos de seleção para as Unidades onde os TEPH podem prestar serviço, os desenvolvimentos do Manual de Normas e Procedimentos e os primeiros resultados da utilização da plataforma Move, bem como os respetivos benefícios na utilização da mesma.
Posteriormente, a Médica Adelina Pereira e o Médico João Caiano Gil, falaram sobre a formação e as novas competências TEPH, desde os Desfibrilhadores Automáticos Externos até à criação da Ambulância Escola. Na parte final foi apresentada a nova plataforma dedicada à formação e, o Presidente do Sindicato dos TEPH, Pedro Moreira, partilhou o ponto de vista do STEPH quanto à carreira TEPH.
A Conferência da tarde, moderada pelo Vogal do CD, abordou a estrutura da Carreira de Enfermagem, sobre o principio da criação do Enfermeiro Especialista, no âmbito do INEM. Foi explicado o que está em projeção por parte do Instituto, os Projetos de Enfermagem e algumas inovações que estão a ser, ou já foram, criadas e implementadas, bem como os desafios que se colocam para a criação das respetivas vagas em Mapa de Pessoal.
Por fim, em representação da Ordem dos Enfermeiros (OE), o Enfermeiro Miguel Correia, explicou aquilo que é a visão da OE para o INEM e para a carreira de Enfermagem no Instituto.
Sábado, dia 28 de setembro, a Conferência foi dedicada à criação da Especialidade de Medicina de Urgência e Emergência, no qual contou com a presença do Médico Vítor Almeida, Presidente do Colégio da Competência em Emergência Médica, em representação da Ordem dos Médicos, e do Presidente da European Society for Emergency Medicine, Luís Castrillo. Para além dos presentes na mesa, estiveram ainda como convidados o Médico António Marques, e o Médico França Gouveia, antigo Presidente do INEM.
Reveja aqui a Conferência sobre a Especialidade Médica de Medicina de Urgência e Emergência , bem como as respetivas apresentações realizadas pelo Médico Vítor Almeida, da Ordem dos Médicos, e pelo Presidente da EUSEM, Luís Castrillo.
