18-09-2019

INEM ministra formação a elementos do projeto “Ria Solidária”

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), através da Delegação Regional do Sul – Algarve, realizou uma ação de formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE) a profissionais do INEM e a elementos pertencentes ao projeto “Ria Solidária”. Com esta formação, os elementos da tripulação do barco “Ria Solidária” ficam aptos a prestar manobras de SBV-DAE a vitimas de Paragem Cardiorrespiratória (PCR), fortalecendo a Cadeia de Sobrevivência.

 
O “Ria Solidária” é um barco-ambulância para assistência às populações das ilhas-barreira da Ria Formosa. Tem como principal missão o apoio às populações das Ilhas da Fuzeta, Armona e diferentes núcleos da ilha da Culatra, o transporte logístico de doentes e pessoas com mobilidade reduzida, face à inacessibilidade por outros meios com as condições adequadas. Este barco é também usado pelo INEM para transporte e evacuação de e para as ilhas-barreira dos utentes e equipas de emergência.

 
Este navio, sustentado e operado desde 2013 pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), a partir da estação salva-vidas de Olhão, conta uma média de 180 evacuações por ano.
Desde 2018 que o INEM, juntamente com as Câmaras Municipais de Faro e de Olhão, após celebração de um protocolo de colaboração com a AMN, contribui para a operacionalização deste meio de emergência ministrando várias formações dedicadas.

 
A PCR é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte em todo o mundo. O SBV-DAE aumenta substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca.

imagem do post do INEM ministra formação a elementos do projeto “Ria Solidária”
Voltar