10-09-2019

INEM conclui mais um Curso de Condução para Enfermeiros das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação

Decorreu no início do mês de setembro, na região do Algarve, mais um Curso de Condução dirigido a 12 Enfermeiros que prestam serviço nas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), oriundos de diversas Unidades Hospitalares da Região Sul do País e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

 

O Departamento de Formação em Emergência Médica (DFEM), através do seu Núcleo de Condução de Emergência (NuCE), é o responsável pela operacionalização destes cursos, que visam a adoção por parte dos futuros condutores de VMER, de comportamentos que possam contribuir para a diminuição dos riscos de acidente, no cumprimento da missão de condução em emergência.

 

O Curso de Condução Defensiva de VMER tem a duração de 42 horas, sendo composto por sessões teóricas e práticas, onde se incluem diversos exercícios realizados em circuito fechado. A realização deste curso envolveu a participação de um Psicólogo, quatro Formadores NuCE e um Perito do DFEM.

 

De acordo com a legislação em vigor, compete ao DFEM assegurar a formação dos elementos do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), nas suas componentes técnicas de emergência e de socorro e definir as estratégias de formação. Este processo encontra-se certificado, desde 2010, de acordo com a Norma ISO 9001:2008 e faz parte do Sistema de Gestão da Qualidade do INEM.

 

Estando inserida na missão do INEM e legalmente enquadrada, a formação em Emergência Médica assume um papel importante na atividade do Instituto. Caraterizar a atividade formativa do Instituto é proporcionar uma panorâmica sobre a sua diversidade, demonstrando a qualidade associada ao processo de criação e desenvolvimento de produtos/módulos formativos. É através da utilização diária dos nossos meios e serviços (Ambulâncias, VMER, Centro de Orientação de Doentes Urgentes – CODU, Helicópteros e Motociclos de Emergência) que antecipamos as necessidades formativas que posteriormente e de forma rigorosa, são materializadas em planos de formação anuais.

 

A componente prática significativa (refletida na metodologia utilizada) assume-se como a grande mais-valia da nossa formação (promoção do saber-fazer).

 

Núcleo de Condução em Emergência (NuCE)

 

Em 2009 é criado o NuCE, para melhor apetrechar o operacional do socorro, complementando o investimento formativo nas áreas das técnicas de emergência médica com a vertente da condução defensiva.

 

Atualmente, o NuCE conta com vários produtos de formação, nomeadamente, Laboratório de Condução em Emergência, Condução Defensiva de Ambulância, Recertificação de Condução de Ambulância em Marcha de Emergência, Condução Defensiva de VMER, Recertificação de Condução de VMER, Laboratório de Condução de Motociclos de Emergência, Condução de Motociclos de Emergência, Recertificação de Motociclos de Emergência e por último, o acompanhamento de condutores de emergência através de ações de Coaching.

imagem do post do INEM conclui mais um Curso de Condução para Enfermeiros das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação
Voltar