04-09-2019

Dia Nacional do Psicólogo

Por ocasião do Dia Nacional de Psicólogo que se celebra hoje, dia 4 de setembro, o INEM recorda que criou o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) com o intuito de atender às necessidades psicossociais da população e dos profissionais de emergência pré-hospitalar.

 

A equipa do CAPIC é composta por 15 Psicólogos(as) e em 2018 efetuou o atendimento de cerca 57 chamadas diárias.

 

Este serviço é constituído por uma equipa de psicólogos (as) clínicos (as) com formação específica em intervenção psicológica em crise, emergências psicológicas e intervenção psicossocial em catástrofe. O CAPIC garante, 24 horas por dia, o apoio psicológico das chamadas telefónicas recebidas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes que o justifiquem e, através das Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE), pode ser acionado para o local das ocorrências onde seja necessária a sua presença, como é o caso das tentativas e risco de suicídio, crises de ansiedade e ataques de pânico, violações/abuso sexual e emergências psiquiátricas ou assistência a vítimas de sinistros ou a familiares dessas vítimas e apoio a processos de luto nos contextos referidos.

 

Em 2018, os Psicólogos do INEM efetuaram o atendimento de 20.951 chamadas, o que representa uma média de 57 chamadas por dia. O total de chamadas deru origem a 7 833 ocorrências. O número de ocorrências com intervenção da UMIPE foi de 757. Em média, 50% das chamadas CAPIC atendidas no CODU deram lugar a uma ocorrência, das quais, em média, 6% precisaram do acionamento de UMIPE.

 

O Dia Nacional do Psicólogo foi criado para dar a conhecer o objeto de estudo da Psicologia e o papel dos Psicólogos (as) na sociedade.

imagem do post do Dia Nacional do Psicólogo
Voltar