30-08-2019

INEM avança com o Plano de Renovação da Frota de Ambulâncias

O Governo concluiu o processo de análise, estando assegurados os montantes necessários à renovação de 75 ambulâncias afetas aos Postos de Emergência Médica (PEM) pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), através de um despacho. Desta forma é possível continuar o plano de renovação da frota de ambulâncias sediadas em Postos de Emergência Médica (PEM) que o INEM, em conjunto com o Ministério da Saúde, estabeleceu e que teve inicio em 2017. O plano de renovação prevê a substituição de todas as ambulâncias afetas aos PEM entre 2017 e 2021.

 

Este plano de renovação das viaturas afetas aos PEM, num investimento total de cerca de 12 Milhões de Euros, representa uma importante iniciativa do INEM e que marcou também uma nova forma de aquisição das ambulâncias: ao invés de ser o Instituto a comprá-la, é atribuído um subsídio para que as viaturas sejam adquiridas diretamente pelos parceiros do INEM no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), nomeadamente os Corpos de Bombeiros (CB) e a Cruz Vermelha Portuguesa.

 

Segundo esta nova metodologia, o INEM subsidia os seus parceiros com uma verba inicial de 50.000,00€ para a aquisição, manutenção e seguro da ambulância. E a partir do primeiro ano de vida irá igualmente subsidiar as despesas com manutenção, reparações e seguro. As vantagens são:

• Aquisição mais rápida de ambulâncias, em poucos meses, garantindo-se a renovação mais célere da frota.
• Racionalização de custos, dado que as entidades parceiras do INEM no SIEM podem adquirir ambulâncias por um custo menor uma vez que é expectável que tenham acesso a condições negociais mais favoráveis pois conseguirão desenvolver o processo de aquisição mais rapidamente.
• Reforço da cooperação com os parceiros do SIEM.
• Aumento da responsabilização das entidades que operam os PEM na manutenção das ambulâncias, dado que as mesmas são propriedade dessa entidade.

 

O INEM encontra-se, em conjunto com a Liga de Bombeiros Portugueses, a preparar os procedimentos necessários com vista à assinatura dos protocolos com os corpos de bombeiros, que se prevê que ocorra durante o mês de setembro.

 

Com a respetiva libertação das verbas, o INEM irá dar igualmente continuidade à renovação das sua própria frota de Ambulâncias.

imagem do post do INEM avança com o Plano de Renovação da Frota de Ambulâncias
Voltar