08-08-2019

INEM completou 38 anos ao serviço da emergência médica

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) comemorou no passado dia 3 de agosto, 38 anos. A todos os que contribuíram e contribuem para que o INEM seja hoje uma referência na prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalar, os nossos parabéns!

 

Foi através do Decreto-Lei 234/81 de 3 de agosto que foi criado o INEM. No seu preambulo, o Decreto-Lei refere o seguinte:
“O reconhecimento universalmente aceite da importância dos acidentes (principal causa de morte, invalidez e ocupação hospitalar entre os 3 e os 65 anos) fez com que a maioria dos países os considere como fundamental problema de saúde pública.
Por outro lado, um sistema integrado de emergência médica pode fazer baixar em 20% aqueles níveis de morbilidade e mortalidade, intervindo ainda eficazmente nos socorros em outras áreas críticas, nomeadamente no domínio das doenças cardiovasculares, intoxicações, queimados e doenças infantis de alto risco, as quais incidem sobre todos os grupos etários, em especial crianças e pessoas idosas. O Instituto Nacional de Emergência Médica agora criado constitui um organismo coordenador das actividades da emergência médica a executar pelas diversas entidades intervenientes no Sistema e cuja actuação se desenvolverá segundo um esquema de organização regional.”
Ao longo dos anos, o INEM recebeu a atribuição de novas funções, novas valências e competências, novos equipamentos e tecnologias. São 38 anos de constante mudança, evolução e crescimento. Esta evolução só foi possível graças ao trabalho de um conjunto alargado de pessoas que ao longo destes anos se dedicaram e aplicaram o seu saber em prol da construção do INEM que temos hoje.

 

Muito mudou nestes 38 anos no INEM, mas algo continua imutável: a vontade e dedicação dos profissionais do Instituto em manter um Sistema Integrado de Emergência Médica robusto, eficaz e eficiente, para todos os que em situações de doença súbita ou acidente precisam de cuidados de emergência médica pré-hospitalares.

imagem do post do INEM completou 38 anos ao serviço da emergência médica
Voltar