Assistência nas Ilhas-barreira da Ria Formosa
Verão é sinónimo de férias, descanso, praia e bons momentos. No mês em que há um maior afluxo de veraneantes nas regiões mais a sul do nosso país, nomeadamente no Algarve, importa recordar que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem em vigor desde 2018 um protocolo de colaboração com a Autoridade Marítima Nacional e as Câmaras Municipais de Faro e de Olhão, que permite garantir a operacionalização, a utilização e a sustentabilidade de um barco-ambulância para assistência às populações das ilhas-barreira da Ria Formosa.
A embarcação “Ria Solidária” tem como principal missão o apoio às populações das Ilhas da Fuzeta, Armona e diferentes núcleos da ilha da Culatra, o transporte logístico de doentes e pessoas com mobilidade reduzida, face à inacessibilidade por outros meios com as condições adequadas.
Este navio, sustentado e operado desde 2013 pela Autoridade Marítima Nacional, a partir da estação salva-vidas de Olhão, conta uma média de 180 evacuações por ano. Este protocolo permite ao INEM aumentar a sua capacidade de assistência pré-hospitalar às populações destas ilhas algarvias.
Foto: Sul Informação
