29-07-2019

INEM e VMER Cascais avaliam ferramenta informática ITEAMS

O Departamento de Emergência Médica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Cascais reuniram no Auditório do Centro de Formação de Lisboa para apresentação e discussão dos dados do projeto piloto ITEAMS.

 

ITEAMS é o acrónimo para Inem Tool for Emergency Alert Medical System. Este projeto conta com a participação da VMER de Cascais desde o dia 11 de março de 2019, e ao longo dos últimos quatro meses os operacionais da VMER testaram o software no terreno, contribuindo para a adequação e otimização do mesmo.

 

Do encontro resultaram várias conclusões, sendo de destacar o trabalho desenvolvido nas vertentes de estratificação de gravidade com o score de NEWS, bem como o alerta precoce para potenciais vias verdes.

 

O ITEAMS é uma ferramenta informática desenvolvida pelo INEM que pretende ser muito mais que um simples registo clínico ou a mera otimização das ferramentas já existentes. Funcionará como uma ferramenta de suporte interativo entre o CODU e os meios que estão no terreno, estratificando a gravidade clínica das ocorrências e assim contribuindo para uma regulação médica efetiva nas situações de maior gravidade.

 

O objetivo é que o ITEAMS seja utilizado transversalmente no terreno, pelo INEM e pelos seus parceiros no sistema integrado de emergência médica, contribuindo para a possibilidade do pré-hospitalar possuir registos estatísticos transversais e assim evoluir na aplicabilidade de protocolos e benchmarking nacional e internacional.

 

Através do ITEAMS, o INEM pretende aproximar a regulação médica dos CODU dos meios no terreno, com recurso a ferramentas que  otimizam a gestão e controlo das inúmeras ocorrências a que o Instituto e os seus parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) dão resposta diariamente.

 

O ITEAMS encontra-se em fase de teste em alguns meios de emergência médica do INEM, estando prevista a sua implementação definitiva ainda em 2019.

imagem do post do INEM e VMER Cascais avaliam ferramenta informática ITEAMS
Voltar