25-07-2019

INEM acionou dispositivo de emergência para incêndios florestais

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acionou no passado sábado, dia 20 de julho, um dispositivo de emergência médica destinado a garantir o apoio no combate aos incêndios que deflagraram em várias localidades da região Centro do país, designadamente dos distritos de Castelo Branco e Santarém. O dispositivo integrou as operações de apoio ao combate ao incêndio e foi desmobilizado dia 24 de julho, pelas 21h00.

 

Integraram o dispositivo do INEM vários(as) profissionais e meios/recursos de emergência, incluindo a ativação da Sala de Situação Nacional, com vista a assegurar a atuação coordenada de todos os meios do INEM integrados no dispositivo e a estreita e imediata articulação com as restantes entidades envolvidas na operação. Também a Viatura de Gestão de Operações do INEM foi acionada, com o objetivo de facilitar as condições de trabalho e habitabilidade no terreno, integrando, entre outros, equipamentos e meios que proporcionam sistemas de voz, dados e vídeo, essenciais ao exercício de Coordenação e Comunicações das Operações.

 

O INEM registou um total de 42 pessoas assistidas, das quais 17 necessitaram de encaminhamento à Unidade Hospitalar. Do total de feridos registados, 16 foram considerados ligeiros e um grave.

imagem do post do INEM acionou dispositivo de emergência para incêndios florestais
Voltar