03-07-2019

INEM e Polícia Judiciária assinam protocolo de colaboração

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Polícia Judiciária (PJ) assinaram na passada terça-feira, dia 2 de julho de 2019, um protocolo que tem por objetivo a cooperação institucional recíproca, através da cedência de instalações no edifício da PJ para a utilização e funcionamento de uma base de meios de emergência do INEM. Em contrapartida, o INEM vai ceder à PJ equipamentos técnicos para situações de emergência pré-hospitalar e realizará ações de formação aos elementos da PJ.

 

Entre os equipamentos cedidos destaca-se um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), passando as instalações da PJ a estar abrangidas pelo Programa de Desfibrilhação Automática Externa do INEM. Ao INEM caberá assegurar a auditória clínica e o controlo de qualidade deste Programa e à PJ assegurar o seu funcionamento de acordo com o definido para os Programas de DAE. Adicionalmente, o INEM passará a incluir nas ações de formação que promove, designadamente em formações de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), elementos da PJ.

 

Com a cedência das instalações por parte da PJ, o INEM prevê instalar na sede desta polícia a base da Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) e do Motociclo de Emergência Médica (MEM) da cidade de Lisboa. Os profissionais destes meios veem assim as suas condições de trabalho melhoradas, passando as equipas, de igual modo, a estar localizadas num local nevrálgico da cidade de Lisboa com todas as condições exigíveis à prestação de cuidados de emergência médica de qualidade.

 

O INEM continua empenhado em oferecer melhores condições de trabalho aos seus profissionais através do estabelecimento de parecerias estratégicas com outros organismos da esfera do Estado.

 

A sessão de assinatura do protocolo decorreu na sede da PJ. Para além do Diretor Nacional da PJ e Presidente do INEM, contou com a presença das Ministras da Justiça e Saúde e do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

imagem do post do INEM e Polícia Judiciária assinam protocolo de colaboração
Voltar