INEM assegurou Assistência Médica no Rally de Portugal 2019
A Edição de 2019 do Rally de Portugal arrancou a 30 de maio e decorreu até dia 2 de junho, nas regiões Centro e Norte do país. A coordenação de toda a área da emergência médica foi mais uma vez assegurada pelo INEM.
A exemplo do verificado nos últimos anos, a organização do Rally de Portugal solicitou ao INEM que assegurasse a resposta a eventuais situações de emergência médica que pudessem surgir no decorrer da prova.
Os meios de emergência médica destacados pelo INEM foram posicionados ao longo dos troços do Rally. As equipas do INEM prestaram ainda assistência a acidentes ou doenças súbitas que ocorreram fora do âmbito da prova, nomeadamente situações que envolveram o público presente.
Nos dias da competição foram destacados 73 profissionais do INEM para garantir a prestação de cuidados de emergência médica, entre Médicos(as), Enfermeiros(as), Técnicos(as) de Emergência Pré-Hospitalar, elementos de Logística e Informática.
Ao nível dos recursos materiais, o plano de resposta do INEM contemplou a utilização de um posto médico avançado, meios de Suporte Avançado e Imediato de Vida (incluindo Motociclos de Suporte Imediato de Vida 4×4), bem como Ambulâncias de Emergência Médica, Motociclos de Emergência e viaturas de suporte logístico.
Estiveram integradas no dispositivo do INEM, Ambulâncias dos Corpos de Bombeiros de Amarante, Santa Marinha do Zêzere, São Mamede Infesta, Municipais da Lousã, Flavienses, Cruz Branca – Vila Real, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
O dispositivo do INEM que prestou apoio ao Rally de Portugal 2019 foi assegurado por profissionais e meios de emergência adicionais, mobilizados exclusivamente para este fim. Além disso, todas as despesas decorrentes da participação do Instituto foram suportadas pela organização da prova, não implicando qualquer custo para o INEM.
