03-06-2019

INEM participa no maior Exercício Europeu de Proteção Civil – CASCADE´19

Entre os dias 28 de maio e 1 de junho, Portugal acolheu o Exercício Europeu de Proteção Civil designado CASCADE´19, o maior de sempre em território nacional e um dos maiores da Europa, e que se realizou com a participação de cinco outros países.

 

O Exercício Europeu de Proteção Civil CASCADE’2019, organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima mobilizou mais de 600 operacionais de Portugal, Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha e França.

 

Ao longo destes cinco dias, foram mais de 3.600 os participantes que testaram a resposta a emergência complexas. Foram mais de 60 simulações, em 22 localidades de quatro distritos: Lisboa, Setúbal, Évora e Aveiro.

 

Para além dos operacionais de dezenas de organismos, públicos e privados, a juntar aos 2.200 figurantes que ajudaram a promover um cenário mais real, do total, 150 operacionais eram oriundos de outros cinco países europeus envolvidos no evento. E essa componente internacional foi precisamente um dos testes mais importantes deste exercício.

 

Dos vários exercícios previstos, houve um que decorreu na modalidade CPX-Command Post Exercise, situação em que se simula ao nível estratégico e tático o envolvimento e resolução de cenários simulados. Jogou-se em Sala, para teste dos primeiros procedimentos e emissão dos primeiros alertas. Decorreram ainda alguns exercícios com movimentação real de meios, exercícios estes que foram objeto de avaliação por parte de um conjunto de observadores e avaliadores nacionais e estrangeiros como o objetivo de identificar as boas práticas, falhas e constrangimentos, e melhorar aos diversos níveis os processos de gestão das emergências.

 

Também no passado dia 30 de maio, numa nova etapa do exercício, foram cerca de 400 os operacionais de proteção civil que testaram em Almada, distrito de Setúbal, a capacidade de resposta a um sismo, num exercício que permitiu identificar quais os pontos a melhorar no plano municipal de emergência.

 

Foi pelas 15h30 que a simulação do sismo deu inicio, na zona urbana da cidade, e que desencadeou uma série de ocorrências de vários tipos, como acidentes rodoviários, aquáticos e industriais, colapso de infraestruturas, socorro a vítimas ou danos em redes de distribuição de água e energia. Posteriormente, foi criado o “cenário de socorro” onde foi necessário acionar mais meios, colocando no terreno as várias equipas de assistência, como bombeiros, INEM e forças policiais, incluindo a Policia Marítima, uma vez que Almada tem uma grande proximidade ao rio e ao oceano atlântico.

 

Neste exercício colaboraram 24 entidades locais, desde Proteção Civil, Polícia Marítima, INEM, PSP, GNR, serviços da Câmara de Almada, juntas de freguesia e centros de saúde, além de duas equipas de proteção civil dos Açores e de Santarém.

 

Da parte do INEM, para além dos vários meios de emergência mobilizados, estiveram envolvidos no CASCADE´19 Oficiais de Ligação do INEM ao Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON) e aos Centros de Coordenação Operacional Distrital (CCOD) de Aveiro, Lisboa, Setúbal e Évora da ANEPC.

 

Mais informação sobre o Exercício CASCADE´19  aqui.

 

Fotografia: Câmara Municipal de Almada

imagem do post do INEM participa no maior Exercício Europeu de Proteção Civil – CASCADE´19
Voltar