27-05-2019

27 de maio: Dia da Medicina de Emergência

A Sociedade Europeia para a Medicina de Emergência  (EUSEM) definiu o dia 27 de maio como o Dia da Medicina de Emergência, uma data que pretende dar visibilidade a esta área da medicina, promovendo a criação da Especialidade de Medicina de Emergência. Na visão do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a criação da Especialidade de Medicina de Emergência permitiria reforçar a qualidade dos cuidados de emergência médica pré-hospitalares, podendo contribuir para captar novos clínicos para o Instituto.

 

Atualmente existe em Portugal uma competência em emergência médica a que pode aceder qualquer médico. No entanto, não existe ainda uma especialidade específica que englobe medicina de urgência e emergência. Em Portugal, o centro da discussão é a Ordem dos Médicos (OM), entidade que tem a competência para definir e criar novas especialidades médicas.

Para Vítor Almeida, Presidente do colégio de Emergência Médica da OM, os padrões europeus apontam “claramente para a implementação de uma especialidade própria” em medicina de urgência e emergência, sendo uma realidade que não se fica pela Europa. A criação de uma especialidade específica pretende profissionalizar o trabalho em urgência e torná-lo homogéneo nos vários hospitais do país, com os profissionais a passarem pelo mesmo círculo formativo.

 

Em todo o mundo, são já mais de 80 os países que criaram a Especialidade em medicina de urgência e emergência, 27 deles na Europa, segundo a EUSEM. Esta Sociedade defende que a especialização e um sistema bem organizado são “capazes de aumentar a sobrevivência e reduzir a incapacidade depois de qualquer situação de urgência ou emergência médica”.

 

A Medicina de Emergência é uma Especialidade Médica suportada por um curriculum e um conjunto fundamental de conhecimentos, competências e skills próprios. Os médicos especialistas em Medicina de Emergência efetuam trabalho na área pré-hospitalar e serviços de urgência.

A Especialidade de Medicina de Emergência pode permitir, de uma forma organizada, aumentar a capacidade de resposta dos clínicos perante qualquer situação de urgência ou emergência médica.

 

O que é o Dia da Medicina de Emergência?    

  • 27 de maio é introduzido como o Dia de Medicina de Emergência e promovido pelo EUSEM globalmente.
  • O objetivo deste dia é unir a população mundial e os tomadores de decisão para pensar e falar sobre medicina de urgência e emergência. Para a EUSEM é importante conscientizar sobre a necessidade de criação de sistemas médicos de emergência bem desenvolvidos, bem preparados e bem organizados em todo o mundo, para aumentar a sobrevivência e reduzir a incapacidade após qualquer tipo de situação médica urgente ou emergente.
  • No dia 27 de maio, a EUSEM encoraja cidadãos, doentes, profissionais de saúde e instituições de todo o mundo a falar sobre medicina de emergência e fazer projetos para um ano de progresso na disciplina, no sentido de desenvolver a especialidade em medicina de emergência, de estruturar os sistemas médicos de emergência, de padronizar e certificar competências. Porque “competência faz a diferença”.

 

Missão

  • Sensibilizar para o facto de a assistência médica de emergência ser melhor realizada por profissionais competentes, médicos especialistas em medicina de emergência, enfermeiros treinados em emergência e cuidados agudos, técnicos e pessoal de apoio competente e que trabalha em estruturas organizadas e sistemas dedicados ao atendimento médico de emergência.
  • Sensibilizar para o facto desta organização fazer a diferença em termos de morbidade, mortalidade e custo-efetividade.

 

Campos de ação

  • Primeira resposta rápida e competente a condições de risco de vida como paragem cardiorrespiratória, acidente vascular cerebral, enfarte agudo do miocárdio, trauma, insuficiência respiratória ou sépsis.
  • Resposta eficiente e de qualidade a todas as outras situações de urgência e emergência.
  • Barreira contra a violência e o abuso.
  • Reação organizada em termos de resposta e prevenção a desastres e crises humanitárias.

 

 

Saiba mais sobre o Dia da Medicina de Emergência aqui.

https://emergencymedicine-day.org

imagem do post do 27 de maio: Dia da Medicina de Emergência
Voltar