24-05-2019

INEM promove primeiro Curso de Suporte Imediato de Vida para Enfermeiros da Força Aérea Portuguesa

Terminou esta semana o primeiro Curso de Suporte Imediato de Vida lecionado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e dirigido a Enfermeiros extra-INEM, neste caso da Força Aérea Portuguesa (FAP). Esta formação surge na sequência do protocolo de colaboração assinado entre o INEM e a FAP em setembro de 2018.

 

Estiveram presentes neste primeiro momento formativo representantes da Direção de Saúde da FAP, representantes da Direção de Enfermagem do INEM, o Coordenador do Centro de Formação de Lisboa e a Diretora do Departamento de Formação em Emergência Médica.

 

Com este protocolo, o INEM comprometeu-se a ministrar formação aos Oficiais Médicos e aos Enfermeiros militares das especialidades de “Técnicos de Saúde” e “Serviço de Saúde”. Esta formação permite a frequência, por parte dos militares da FAP, dos Cursos de Suporte Imediato de Vida, Tripulante de Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) e Curso de Formação de Formadores de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE).

 

Está ainda previsto que se inicie o processo de acreditação da FAP enquanto entidade formadora nas valência de SBV-DAE.

 

A FAP, por sua vez, vai assegurar aos profissionais do INEM a possibilidade de frequentar o Curso Básico de Fisiologia de Voo, Curso de Proteção Individual em Ambiente Nuclear, Radiológico, Biológico e Químico e Curso de Sobrevivência na Água.

 

Com o acordo assinado, INEM e FAP mantêm viva a intenção de potenciar formação especializada e diferenciada para os seus profissionais na área da saúde.

imagem do post do INEM promove primeiro Curso de Suporte Imediato de Vida para Enfermeiros da Força Aérea Portuguesa
Voltar