23-05-2019

INEM promove Ação de Mass Training na Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, em Tavira

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desenvolveu duas Ações de Mass Training em Suporte Básico de Vida (SBV) na Escola Secundaria Dr. Jorge Correia, em Tavira.

 

As ações contaram com a colaboração da Polícia de Segurança Pública – Escola Segura e foram direcionadas para cerca de 135 alunos do 10º ano de escolaridade.

 

A iniciativa decorre desde 2010. O agente da PSP Nuno Madeira explicou que “o objetivo da Polícia de Segurança Pública, em conjunto com o INEM, é explicar aos alunos em que casos e em que situações podem utilizar o número de emergência médica 112″. Acrescentou ainda ” também estamos aqui para demonstrar e ensinar quais os procedimentos que devem ter”.

A ação que ocorreu em dois períodos do dia, às 10 horas e às 14 horas, serviu ao mesmo tempo para alertar sobre a utilização do número de emergência médica. “É importante fazê-los compreender que este número não é para brincadeiras, mas sim utilizar apenas em casos de verdadeiras emergências”, referiu Nuno Madeira.

 

A iniciativa já deu frutos. Segundo a enfermeira do INEM, Emília Justo, “houve alunos da Escola Secundária que utilizaram o que aprenderam aqui, nestas ações, e salvaram uma pessoa na Ponte Romana e inclusivamente aqui, na Escola Secundária, houve uma senhora que se sentiu mal e eles tinham aprendido o suporte básico de vida, a posição lateral de segurança e acionaram o 112 e por causa disso a pessoa foi salva”.

 
Estas ações tiveram como finalidade sensibilizar sobre o que deve ser feito em caso de emergência médica, explicar no que consiste o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), qual o Número de Emergência Europeu – 112, como atuar perante algumas situações de emergência médica e técnicas como a Posição Lateral de Segurança, a Desobstrução da Via Área e manobras de SBV em vítimas de paragem cardiorrespiratória(PCR).

 
Fonte: Jornal Postal do Algarve

imagem do post do INEM promove Ação de Mass Training na Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, em Tavira
Voltar