23-05-2019

INEM participa em Jornadas Técnicas de Mergulho na barragem de Várzea de Calde, Viseu

No passado dia 19 de maio, o INEM participou nas Jornadas Técnicas de Mergulho 2019, VII Nacionais e VI Internacionais, na Barragem de Várzea de Calde, em Viseu, promovidas pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viseu.

 

As Jornadas Técnicas de Mergulho 2019 tiveram por temática o mergulho com teto e o resgate efetuado nas grutas Tham Luang Nang Non da Tailândia, contando com a participação da Marinha Portuguesa, mergulhadores Portugueses e um mergulhador Finlandês.

 

Um evento composto por uma sessão teórica e exercícios de mergulho que, para além da troca de experiências em primeira mão, pretendeu aperfeiçoar técnicas e competências e dotar os participantes de conhecimentos para a prática de mergulho neste tipo de cenários.

 

Esta é a única equipa a nível nacional que dispõe de um parque subaquático, onde nestas jornadas foram realizados exercícios de mergulho, onde está criado um parque subaquático para treino composto por dois túneis, dois automóveis, um autocarro, um silo e um avião. Nestas Jornadas Técnicas foi ainda inaugurado um novo percurso, tendo este sido direcionado para treino em espaços confinados.

 

O evento contou com a presença de Agentes da Proteção Civil; Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Corpo de Bombeiros Voluntários de Viseu, Corpo de Bombeiros Municipais de Viseu, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR) e contou ainda com a presença de Entidades que prestaram apoio como a Marinha Portuguesa, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu (serviço de Urgência), o Serviço Municipal de Proteção Civil de Viseu e o Hospital Pedro Hispano (Câmara Hiperbárica).

 

Coube ao INEM, no âmbito deste evento, assegurar:

  • A presença de um Oficial de Ligação no Posto de Comando;
  • A disponibilização de meios de Suporte Avançado de Vida, designadamente de uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER);
  • Apoiar telefonicamente os meios de socorro na vertente pré-hospitalar, na prestação de socorro às vítimas definidas como urgentes/emergentes e articular a sua evacuação para as Unidades de Saúde;
  • A articulação com o Posto de Comando e o Posto Médico Avançado sempre que necessário;
  • O socorro pré-hospitalar e articulação com demais elementos do Sistema Integrado de Emergência Médica.
imagem do post do INEM participa em Jornadas Técnicas de Mergulho  na barragem de Várzea de Calde, Viseu
Voltar