INEM assegura assistência médica ao Festival Aquático de Portimão
No período compreendido entre 10 a 12 maio e 17 a 19 de maio de 2019, realizou-se o Festival Aquático de Portimão – Grande Prémio de Portugal de Aquabike Class Pro e F1H2O – U.I.M. World Championship em Motonáutica, respetivamente.
Em concordância com a avaliação de risco efetuada e os requisitos internacionais de segurança exigidos, no âmbito da proteção e socorro, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão, em cooperação com a Autoridade Marítima, estabeleceu um Dispositivo Operacional para prevenção às diversas provas e atividades previstas, que contou com vários agentes de proteção civil como o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Bombeiros (CB), Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), Autoridade Marítima (AM), Polícia Marítima (PM), Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR).
A assistência médica é um ponto fundamental para o sucesso da prova e competiu ao INEM a sua operacionalização através da presença diária de 13 operacionais, entre Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar e elementos da Logística.
Foram realizadas um total de 25 assistências médicas, ao longo dos seis dias do evento, tendo dois dos feridos sido encaminhados para o Centro Hospitalar Universitário do Algarve – Unidade de Portimão.
O INEM enaltece o excelente trabalho de equipa desenvolvido no âmbito do evento, designadamente no que respeita ao relacionamento estabelecido com os demais agentes de proteção civil e promotores do evento.
Este aspeto foi também realçado no debriefing final pelo Coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão – Comandante Richard Marques e pelos Promotores e Responsáveis do evento.
