16-05-2019

365 dias por ano ao serviço dos portugueses!

O Instituto Nacional de Emergência Médica acionou durante o mês de abril 103.214 meios de emergência pré-hospitalar para situações de doença súbita e acidentes. Uma média diária de 3.440 acionamentos que reflete um intenso trabalho efetuado por todos os intervenientes no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).
 
Durante os 30 dias do mês de abril, o Serviço de Helicóptero de Emergência Médica do INEM, composto por quatro aeronaves, foi chamado a intervir por 76 ocasiões. Um média diária aproximada de três acionamentos para situações de intervenção no local das ocorrências e de transporte entre unidades de saúde.
 
As 44 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM intervieram por 7.575 vezes garantindo cuidados de Suporte Avançado de Vida (SAV) no local das ocorrências e durante o transporte dos utentes às unidades de saúde.
 
As 40 ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), tripuladas por um Enfermeiro e um Técnico de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) tiveram uma média diária de atividade de 93 intervenções, totalizando 2.819 saídas durante o mês de abril.
 
As 56 Ambulâncias de Emergência Médica (AEM) do INEM, veículos tripulados por dois TEPH, intervieram em 11.332 ocasiões, um média diária aproximada de 378 ocorrências. Já os oito Motociclos de Emergência Médica (MEM), tripulados por um TEPH, acorreram a 353 situações de emergência médica pré-hospitalar.
 
Os 358 Postos de Emergência Médica (PEM) que o INEM tem protocolados com os seus parceiros no SIEM, Corporações de Bombeiros e Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa, foram chamados a intervir por 66.940 ocasiões. Acrescem a estas saídas as 10.603 ativações feitas por ambulâncias de reserva destas entidades e ainda 3.358 ativações feitas por meios não INEM.
 
Refiram-se também as 126 transferências inter-hospitalares efetuadas pelo Serviço de Transporte Inter-hospitalar Pediátrico (TIP) do INEM, um serviço dedicado ao transporte de utentes de idade pediátrica que garante acompanhamento especializado por uma equipa médica de crianças gravemente doentes entre unidades de saúde.
 
Já o Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC), serviço criado com o intuito de atender às necessidades psicossociais da população e dos profissionais, efetuou 592 assistências telefónicas, prestando aconselhamento em caso de emergências psicológicas. Este serviço efetuou 32 intervenções diretamente no local das ocorrências.
 
Todas estas intervenções tiveram origem após a triagem e aconselhamento telefónico efetuado nos nossos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) a mais de 108.310 chamadas. Uma média de 3.610 por dia.
 
Estes são os números que demonstram a atividade do INEM e do SIEM durante o mês de abril.
 
O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde. Todos os dias, 24 horas por dia.
 
A emergência médica começa em si. Colabore com o INEM, juntos podemos salvar vidas!

imagem do post do 365 dias por ano ao serviço dos portugueses!
Voltar