24-04-2019

INEM transporta recém-nascido transferido de Ponta Delgada pela Força Aérea Portuguesa

Uma aeronave Falcon 50, da Esquadra 504 – “Linces”, foi ativada, no passado dia 21, com uma equipa médica civil e militar, de Ponta Delgada para Lisboa, para transportar um recém-nascido que necessitava de assistência médica urgente.

 

O transporte do recém-nascido para o aeroporto de Ponta Delgada foi efetuado pelos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, com a coordenação das equipas médicas do Hospital do Divino Espírito Santo. A bordo da aeronave, para garantir todos os cuidados durante a viagem, seguiu uma equipa médica militar e civil.

 

Quando a Força Aérea chegou a Lisboa o recém-nascido foi imediatamente transportado pelo INEM, com uma Ambulância de Transporte Inter-hospitalar Pediátrico para uma unidade hospitalar.

 

O Transporte Inter-hospitalar Pediátrico é um serviço que se dedica ao transporte de recém-nascidos e doentes pediátricos em estado crítico entre Unidades de Saúde. As ambulâncias que asseguram este serviço dispõem de uma tripulação constituída por um médico, um enfermeiro e um Técnico de Emergência Pré-hospitalar (TEPH).

 

Estas ambulâncias estão equipadas com todo o material necessário à estabilização de doentes dos 0 aos 18 anos de idade, permitindo o seu transporte para hospitais onde existam unidades diferenciadas com capacidade para o seu tratamento. O serviço tem uma cobertura nacional e funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano.

 

Fonte: Força Aérea Portuguesa

imagem do post do INEM transporta recém-nascido transferido de Ponta Delgada pela Força Aérea Portuguesa
Voltar