09-04-2019

INEM promove Curso de VMER para Médicos

Decorreu durante o mês de março, no Centro de Formação da Delegação Regional do Sul, Faro, um curso de VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) Médicos.

 

Esta formação foi dirigida a 20 médicos(as) do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, Hospital José Joaquim Fernandes, Beja e ARS – Administração Regional de Saúde do Algarve.

 

O Curso VMER Médicos, com um total de 74 horas de formação, permite a consolidação de conhecimentos, assim como, adquirir competências na área da Emergência Médica Pré-hospitalar, por forma a que o(a) médico(a) seja considerado(a) apto(a) para executar corretamente a sua função na VMER .

 

Para a aquisição da competência deste curso, é necessário que os(as) formandos(as) participem e com sucesso nos cinco módulos:

  • Módulo de Suporte Avançado de Vida;
  • Módulo de Emergências Médicas;
  • Módulo de Trauma;
  • Módulo de Emergências Pediátricas e Obstétricas;
  • Módulo de Transporte de Doente Crítico e Situações de Exceção.

 

As VMER são um veículo de intervenção pré-hospitalar destinado ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente. A sua equipa é constituída por um Médico e um Enfermeiro e dispõe de equipamento de Suporte Avançado de Vida. As VMER atuam na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e têm base hospitalar.

 

O seu principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência.

imagem do post do INEM promove Curso de VMER para Médicos
Voltar