04-04-2019

Cerca de 1.900 formandos realizaram estágios de integração ao Sistema Integrado de Emergência Médica

Em 2018, através dos seus Centros de Formação, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou 1.895 estágios a formandos oriundos de Cursos de Tripulante de Ambulância de Socorro (TAS) para integração no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

 

De acordo com os dados disponibilizados pelo Departamento de Formação em Emergência Médica (DFEM) do INEM, verificou-se um aumento substancial de estágios de integração, num total de 1.259 em 2017 e 1.895 em 2018.

 

O curso TAS tem uma carga horária de 210 horas e é constituído por cinco módulos que abordam temáticas diversas, tais como abordagem à vitima, emergências médicas ou técnicas de trauma. O último módulo é composto por estágios em ambulâncias de emergência do INEM, num total de 35 horas.

 

Esta formação é um requisito legal para tripular ambulâncias de socorro – ambulâncias tipo B, concebidas e equipadas para o transporte e prestação de cuidados de emergência médica a doentes urgentes e emergentes.

 

O INEM tem como uma das suas principais atribuições a formação em emergência médica. Nesse sentido, e através dos diversos centros de formação, o INEM continua a colaborar ativamente na formação dos seus parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) estreitando laços nesta vertente da emergência pré-hospitalar.

imagem do post do Cerca de 1.900 formandos realizaram estágios de integração ao Sistema Integrado de Emergência Médica
Voltar