28-03-2019

Doze enfermeiros da região norte frequentam formação de condução do INEM

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encontra-se a formar 12 enfermeiros da região norte do país em condução de emergência. Esta formação tem como objetivo final tornar estes profissionais aptos a conduzir Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER).

 

A ação decorre até à próxima sexta-feira na área do grande Porto.

 

A aprovação no Curso de Condução Defensiva de VMER é um dos passos fundamentais para que estes 12 enfermeiros, de diversas unidades hospitalares da região norte de Portugal e também do mapa de pessoal do INEM, possam vir a integrar as equipas de Suporte Avançado de Vida (SAV) que tripulam estes veículos. Estas equipas, constituídas por um médico e por um enfermeiro, são responsáveis pela prestação de cuidados de SAV no local das ocorrências.

 

Para além dos cuidados de enfermagem que prestam no contexto SAV, os enfermeiros são o elemento responsável pela condução do veículo que transporta esta equipa desde a sua base até ao local da ocorrência.

 

Conduzir um veiculo em marcha de emergência assinalada, transpondo de forma segura o trânsito e toda a sua envolvente, requer  dos profissionais de emergência médica um conjunto alargado de aptidões físicas e emocionais. Para adquirir estas aptidões, os formandos são acompanhados ao longo de uma semana por formadores experientes, que os orientam acerca do comportamento dinâmico da viatura e a melhor forma de transpor, em segurança e de forma sistemática, o trânsito e demais obstáculos existentes nas vias públicas.

 

Até à próxima sexta-feira o trânsito de viaturas de emergência na área do grande Porto será mais intenso que o normal em virtude desta formação.

 

Agradecemos a todos os utilizadores da via pública a compreensão por eventuais incómodos causados.

imagem do post do Doze enfermeiros da região norte frequentam formação de condução do INEM
Voltar