40.º aniversário do SNS

Ministério designa comissão para comemoração de efeméride.

 

Foi publicado esta quarta-feira, em Diário da República, o Despacho n.º 2580/2019, que constitui a Comissão de Comemoração do 40.º Aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a quem caberá apresentar e implementar a agenda de comemorações.

 

A comissão, que integrará representantes de três gerações distintas de trabalho e dedicação ao SNS na área da saúde pública, é constituída pelas seguintes personalidades:

  • Francisco George, médico;
  • Catarina Sena, administradora hospitalar;
  • Rita Sá Machado, médica.

 

Em 2019 assinalam-se 40 anos sobre a publicação da Lei n.º 56/79, de 15 de setembro, data de criação do SNS. Criado no âmbito do Ministério dos Assuntos Sociais, o SNS visou garantir o acesso a cuidados de saúde a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social, bem como aos estrangeiros, em regime de reciprocidade, apátridas e refugiados políticos.

 

Ao longo dos anos, o SNS gerou ganhos em saúde que colocaram Portugal ao nível do resto da Europa e reduziram muitas das desigualdades que durante décadas nos marcaram.

 

Pretendendo refletir o compromisso do atual governo com esta grande conquista da democracia que é o SNS, assume-se o seu reforço e modernização como um dos mais árduos desafios para a próxima década e um teste decisivo à determinação política na defesa do Estado social.

 

Para saber mais, consulte:

 

Despacho n.º 2580/2019 – Diário da República n.º 51/2019, Série II de 2019-03-13
Saúde – Gabinete da Ministra
Constituição de uma comissão de comemoração do 40.º aniversário do SNS, a qual integrará representantes de três gerações distintas de trabalho e dedicação ao SNS na área da saúde pública

 

Fonte: SNS

imagem do post do 40.º aniversário do SNS
Voltar