07-03-2019

INEM integra visita a Angola a convite do Ministério da Saúde

Entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, a convite do Ministério da Saúde de Angola, foi realizada uma missão de Diagnóstico do Ministério da Saúde de Portugal, coordenada pela Direção-Geral da Saúde e integrando elementos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), da Inspeção Geral das Atividade em Saúde (IGAS), do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), do INFARMED, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) e ainda do Camões IP.

 

Esta deslocação teve como objetivo fazer um diagnóstico da situação nas respetivas áreas de competência de cada uma destes Organismos, auscultar as necessidades e recolher informação que permita a elaboração de um Plano Operacional para o Memorando de Entendimento entre Portugal e Angola, com as prioridades definidas no domínio da Saúde no Programa Estratégico de Cooperação 2018-2022, assinado em 2018.

 

Do programa da visita fez parte uma deslocação às províncias do Kuando Kubango e do Moxico, para visitas aos respetivos hospitais centrais, considerados c unidades de referência para efeitos de formação de especialistas.

 

Já em Luanda, capital do país, para além de reuniões de trabalho com a Senhora Ministra da Saúde de Angola, foi possível conhecer o Hospital Josina Machel e a Maternidade Lucrécia Paim.

 

Fonte: DGS

imagem do post do INEM integra  visita a Angola a convite do Ministério da Saúde
Voltar